O Que é Espiritismo?

"Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. - Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito." 

(João, cap. XIV, vv. 15 a 17 e 26). 

O ESPIRITISMO é a Revelação prometida pelo CRISTO DE DEUS para os séculos em que a Humanidade alcançasse um grau de assimilação mais elevado, de maior amadurecimento. O esquecimento da Verdade e as distorções premeditadas que a mensagem evangélica sofreu ao longo dos tempos também são determinantes do advento do CONSOLADOR. 
Por meio de provas irrecusáveis, o ESPIRITISMO comprova a existência e a natureza do Mundo Espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. 
Difere o ESPIRITISMO de todas as religiões conhecidas, por demonstrar a lógica de seus ensinos através de experiências científicas documentadas por uma legião de sábios de renome internacional. Além de confirmar os ensinamentos básicos de todas as religiões, não pretende demolir ou combater as que o precederam. Antes, reconhece a necessidade da existência delas para grande parte da Humanidade, cuja evolução se processa lenta e gradualmente. 
Em suma, nada diz em contrário do que ensinou JESUS, mas desenvolve completa e explica, em termos claros a toda gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica, porque é certo que, há dois mil anos atrás, ainda havia muita coisa a ser dita, mas o povo ainda não estava preparado (João, Cap. XIV, v. 7 e Cap. 16, v. 12) para recebê-las. 
Chama os homens à observância da Lei, fazendo compreender o que JESUS só disse por parábolas. O próprio CRISTO advertiu: "Ouçam os que têm ouvidos para ouvir". O ESPIRITISMO vem abrir os olhos e os ouvidos, porquanto levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios, cumprindo a promessa de JESUS de que não mais nos falaria por comparações (João, Cap. XVI, v. 25). 
Vem, finalmente, trazer a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, atribuindo causa justa e fim útil a todas as dores. 
Assim, o ESPIRITISMO realiza o que JESUS disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo com que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da Lei de Deus e consola pela fé e pela esperança. 


COMO SURGIU O ESPIRITISMO?

"Nos últimos tempos, disse o Senhor, derramarei o meu espírito sobre toda a carne; os vossos filhos e filhas profetizarão, os mancebos terão visões, e os velhos sonhos." 
(Atos, Cap. II, vv. 17 e 18). 

Revelada pelos Espíritos Superiores, mensageiros de JESUS, através de médiuns, e organizada, compilada e codificada por um educador francês, de nome ALLAN KARDEC, também é conhecida como a Doutrina da Terceira Revelação, depois de MOISÉS e do próprio CRISTO. 
A Doutrina Espírita, portanto, não está personalizada em KARDEC, como aconteceu com MOISÉS e CRISTO, nas duas primeiras revelações, mas se trata de um ser coletivo, do qual KARDEC foi o instrumento de que se serviu o Alto para completar a mensagem de CRISTO, que ele mesmo havia prometido. 
Os fenômenos psíquicos, tão velhos quanto o mundo, só atraíram a atenção dos intelectuais e pesquisadores, quando surgiram os ocorridos no vilarejo de HYDESVILLE, Estado de Nova Iorque, em 31-12-1848, na América do Norte. 
O acontecimento de Hydesville repercutiu na Europa, despertando as consciências e, ao lado dos fenômenos das "mesas girantes e falantes", ocorridos entre 1853 e 1855, preparou o advento do Espiritismo. Naquela época, em cumprimento às profecias, o mundo assistia perplexo, a uma verdadeira "invasão organizada" dos espíritos. 
A época oficial da instituição do Espiritismo, como Doutrina, somente aconteceu em 18-4-1857, data do lançamento do "LIVRO DOS ESPÍRITOS", ditado pelos espíritos superiores, e compilado por KARDEC. 
É importante observar que o aparecimento do Espiritismo no Planeta só se deu após a grande revolução dos transportes e das comunicações, na primeira metade do século XIX, no auge do movimento positivista, ocorrido na Europa. 
A Humanidade já havia alcançado um estágio de entendimento suficiente para estudar tais fenômenos, à luz dos conhecimentos científicos até então adquiridos, com destaque para os princípios do Magnetismo e a Eletricidade. 


ALGUNS DADOS BIOGRÁFICOS DO CODIFICADOR

"Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, esta é a Lei." 
(KARDEC) 

Aclamado pelo astrônomo CAMILLE FLAMMARION como o "BOM SENSO ENCARNADO" , ALLAN KARDEC reencarnou em Lião, França, aos 03 de outubro de 1804. Seu nome verdadeiro era HIPPOLYTE LÉON DENIZARD RIVAIL, tendo estudado na Suíça como discípulo do célebre professor PESTALLOZZI. 
Poliglota e autor de várias obras de ciências exatas e língua francesa, era filho de tradicional família de magistrados e professores. 
Fundou, em Paris, a 1-4-1858, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, onde se dedicou, durante vários anos, à publicação da Revista Espírita (Revue Spirite - Journal D’études Psychologiques), em que, com o concurso de vários estudiosos e cientistas de renome, publicava o resultado de suas experiências científicas a respeito da nova Doutrina. 
Encarregado da codificação do Espiritismo, por determinação do Mundo Maior, quando contava, aproximadamente, 50 anos, adotou, na busca da Verdade, o método intuitivo-racionalista pestallozziano, na análise dos fatos pela observação, pela experiência e analogia, através do critério INTUITIVO, isto é, do particular para o geral. 


A partir desses critérios, observados com rigor científico, compilou e codificou as cinco obras básicas do Espiritismo: 

1o) 1857 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS (cunho filosófico). 
2o) 1861 - O LIVRO DOS MÉDIUNS (cunho prático/experimental). 
3o) 1864 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (cunho moral) 
4o) 1865 - O CÉU E O INFERNO (estudo sobre a situação da alma durante e após a morte e sobre as penalidades e recompensas futuras). 
5o) 1868 - A GÊNESE (estudo sobre a criação do Universo, segundo as leis da Natureza). 

Depois de intensa atividade, em que se dedicou com amor, lealdade, afinco e esforço heróico à causa, ALLAN KARDEC desencarnou em Paris, a 31 de março de 1869.


Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites